Construtora Brascon
 
Cabedelo Campina Grande Conde João Pessoa Natal
 
Pronto para comércio Pronto para construir Lançamento Em Construção Pronto para morar
 
Aeroclube / Bessa Água Fria Altiplano Bairro dos Estados Bancários Bessa Bessa / JD Oceania Brisamar Cabo Branco Camboinha I Cristo Geisel Intermares Jardim Luna JD Cidade Universitária Manaíra Miramar Pedro Gondim Portal do Sol Tabatinga Tambaú Tambauzinho Valentina Vilage Jacumã
 
1 2 3 4 ou mais
 
Menos de 50 50 a 100 100 a 150 Maior que 150

Nosso Blog

Amortização do financiamento imobiliário: quando fazer?

Ao realizar o sonho da casa própria, muitas pessoas recorrem ao crédito imobiliário. Essa dívida com o banco pode ser reduzida além do pagamento das parcelas convencionais do financiamento.

Essa antecipação de pagamento de parcelas recebe o nome de amortização. Hoje, vamos entender como funciona esse processo e qual o melhor momento para fazer uso dessa alternativa financeira.

  Amortização-do-financiamento-imobiliário-Brascon

O que é Amortização?

 

Como dissemos acima, conceitualmente, amortização é o processo de redução de parcelas parciais por parte do credor. Essas parcelas podem ser abatidas do tempo de financiamento ou também dentro dos valores das parcelas restantes.

Isso ocorre quando, por algum motivo, externo ao financiamento, o comprador dispõe de um dinheiro extra, seja através de 13º salário ou alguma gratificação.

Esse processo acontece também, quando o comprador realiza a venda de algum bem: carro, moto entre outros,  para amortizar as parcelas do financiamento do imóvel.

Sabe aquele dinheiro que você economizava na poupança? Ele pode ser usado para amortização.

É muito importante que o comprador tenha ciência do valor que pode gastar e também se esse valor não vai fazer falta no orçamento familiar.

 

Quando fazer a amortização?

 

Após constatar que pode realizar esse procedimento sem afetar o seu orçamento familiar, você deve procurar o banco e juntamente com o seu gerente, decidir qual a melhor opção para você.

Existem duas opções no mercado:

- Redução do número de parcelas

Quando o valor da amortização é abatido na quantidade parcelas restantes do financiamento.

- Redução do valor das parcelas

Quando o valor da amortização é abatido direto no valor de todas as parcelas restantes.

Orientamos que estude um pouco o cenário dos juros atuais para tomar a melhor decisão, em geral, optar pela redução do valor das parcelas é uma boa alternativa a longo prazo.

Amortizar o valor das parcelas, vai garantir a você um certo alívio no orçamento e segurança para garantir o pagamento menor das mensalidades.

 

Quando não fazer amortização?

 

Existem algumas situações em que fazer a amortização não será um bom negócio.

Se você possui algum financiamento ou faz parte de um programa de habitação como o Minha Casa Minha Vida por exemplo, que tem um juros de 7% a.a não será vantagem abater esse valor da dívida, pois o valor do juros é menor que o valor de um fundo de investimento como CDB , que quando aplicado pode chegar a 9,9% a.a.

Fique atento as desvantagens desse processo, pense bem se vale a pena esvaziar todas as economias para fazer um amortização.

Em muitos casos, é mais vantajoso manter a dívida, que ficar desprovido de recursos para alguma emergência.

Receba nossas Novidades