Construtora promove palestra sobre persuasão, para corretoras

Por Bárbara Wanderley
A Construtora Brascon promoveu na manhã desta quarta-feira (7), a palestra “Ajuste o olhar! Veja além da venda”, com a consultora Anne K. Em comemoração ao Dia da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (8), o evento foi voltado para corretoras, e reuniu mais de 60 pessoas no Residencial Maison Saint Pierre, em Manaíra.
De acordo com a diretora da Brascon, Marcella Ramalho, a palestra é a primeira de um ciclo que a empresa pretende promover, ao longo do ano, buscando uma maior qualificação e aproximação dos corretores de imóveis. “Nada melhor do que o Dia da Mulher para começar”, comentou.
Anne K. falou sobre técnicas de vendas baseadas no livro “O poder da persuasão”, do professor de psicologia e marketing, Robert Cialdini. Ela começou falando da importância da ética para manter objetivos de longo prazo e, em seguida, explicou sobre os seis princípios da persuasão defendidos por Cialdini.
O primeiro princípio é o da afinidade ou simpatia, que afirma que somos mais propensos a sermos influenciados por pessoas das quais gostamos. O segundo diz respeito à autoridade, que é uma espécie de reconhecimento para o profissional que tem o know-how sobre determinado assunto. O terceiro é o comprometimento, e neste ponto, Anne recomenda inclusive anotar suas atividades e objetos para que haja um maior compromisso, uma vez que tudo estiver escrito.
O quarto princípio é a escassez, que é quando se anuncia um número limitado de um determinado produto. A consultora destacou, entretanto, que os anúncios de últimas unidades só devem ser feitos se forem verdadeiros. O quinto é a prova social, que afirma que as pessoas são influenciadas umas pelas outras, tendendo a imitar outras dentro de seu círculo. Por fim, há o princípio da reciprocidade, que afirma que as pessoas tendem a retribuir favores.
Sobre este último princípio, Anne citou um exemplo de quando prestava consultoria para uma concessionária de veículos e se passou por cliente para avaliar o atendimento dos vendedores. Ela contou que uma das vendedoras alertou para o fato de ela estar com a documentação do carro vencida, apesar de na internet constar que ela havia pago os boletos. “Era uma pessoa que nunca tinha me visto antes, não tinha nada a ver com aquilo, e ainda assim, se dispôs a me ajudar. Fiquei tão grata que acabei contando o verdadeiro motivo de eu estar lá”, lembrou.
Anne K., que é coach e trabalha com desenvolvimento humano, considerou o evento um sucesso e destacou que todas as corretoras presentes pareciam interessadas e dispostas a aprender, já que foram muito participativas e fizeram diversas perguntas.