Construtora Brascon
 
Cabedelo Campina Grande Conde João Pessoa Natal
 
Lançamento Em Construção Pronto para morar
 
Aeroclube / Bessa Altiplano Bairro dos Estados Bancários Bessa Bessa / JD Oceania Brisamar Cabo Branco Camboinha I Geisel Intermares Jardim Luna JD Cidade Universitária Manaíra Miramar Pedro Gondim Portal do Sol Tabatinga Tambaú Tambauzinho Valentina
 
1 2 3 4 ou mais
 
Menos de 50 50 a 100 100 a 150 Maior que 150

Nosso Blog

Saiba como elaborar um planejamento financeiro para 2018

Antes de começar a fazer o seu planejamento financeiro para 2018, o primeiro passo é conversar com a família sobre o orçamento do ano. Se, de alguma maneira, você contribui com as contas da casa ou ainda depende da ajuda financeira dela, é importante ter essa conversa.Isso é fundamental não só para ter uma noção do quanto terão, mas também para que um possa ajudar o outro em seus projetos pessoais, sempre levando em consideração a redução de gastos desnecessários e soluções que ajudem a poupar.Aliás, ao compartilhar essa vontade de se planejar financeiramente, os outros podem até se sentir mais motivados a fazer o mesmo e, consequentemente, você terá mais incentivo para continuar. Por isso, lembre-se de manter uma conversa aberta e realista sobre essa questão.Falando sobre esse último tópico, você pretende, de alguma maneira, ter um planejamento financeiro para 2018 e organizar sua vida financeira de uma vez por todas? Então, continue a leitura e descubra como preparar esse documento que, inclusive, pode ser um ótimo incentivo para que você realize os seus sonhos! Vamos lá?Saiba-como-elaborar-um-planejamento-financeiro-para-2018

Trace objetivos realistas

Um erro muito comum das pessoas que fazem planejamento financeiro é traçar metas irreais. Isso porque elas contam com aumentos acima do que, de fato, ocorrerão, ou seja, uma porcentagem alta de economia, sendo que as contas fixas não permitem juntar esse montante.Por isso, faça a organização de todas as suas contas pessoais e estabeleça os seus objetivos de acordo com elas. Mesmo que você tenha certeza de que ganhará aumento em determinada proporção, considere a lucratividade sempre um pouco abaixo. Isso evita não só que você se frustre, mas também o ajuda a se prevenir contra eventuais problemas que possam aparecer no caminho.

Anote todas as suas despesas

Uma das ações mais importante de um planejamento é a anotação de todas as despesas. Isso pode ser feito até mesmo em uma planilha no celular, já que existem aplicativos específicos para isso. E quando falamos de todas as despesas, nada deve ficar de fora — desde o cafezinho tomado no intervalo do trabalho até os gastos imprevistos, por exemplo, com remédios. Deixar isso de lado pode fazer com que você deixe o seu futuro à mercê da sorte.Afinal, gastos extras surgem e é preciso estar preparado para eles. Se você costuma anotar todas as suas despesas, é possível determinar uma margem mensal para ficar tranquilo no final e conseguir, de fato, realizar outros sonhos que exigem planejamento. Vale reforçar que isso deve estar especificado e não em coluna de "diversos" ou de "extras", pois é necessário saber para onde o dinheiro foi.

Destine uma porcentagem para reserva e investimento

Deixar identificado no planejamento uma porcentagem do que será reservado ou investido também é uma prática fundamental. Afinal, fazer o dinheiro multiplicar é o primeiro passo para garantir a realização dos sonhos. Por isso, coloque uma meta do quanto você terá que juntar a cada mês.Após isso, defina qual parte irá para a reserva (de preferência, para uma conta diferente daquela pela qual você recebe o seu salário, com o objetivo de não existirem dúvidas sobre o montante recebido) e o que será investido. Nesse último caso, leve em consideração os seus planos em curto, médio e longo prazos. Isso porque o mercado oferece diferentes tipos de investimentos e para distintos perfis de investidores.

Elabore um plano de ação

O plano de ação é a reunião de todas as estratégias necessárias para que os objetivos desejados sejam alcançados. É nesse momento que você avaliará as suas prioridades, bem como a sua condição de vida atual e os resultados que deseja atingir ao aplicar as táticas.O bom plano é aquele que tem detalhado tudo o que deve ser feito, em qual prazo, qual orçamento e os motivos para aquilo. Esse documento embasará não só o seu planejamento financeiro, mas também a sua tomada de decisões.Saber como construir um planejamento financeiro é imprescindível nessa fase inicial do ano. Essa ação é especialmente importante nessa época, pois, assim, será possível delinear um projeto para colocar nos eixos a sua vida financeira.Ainda tem alguma dúvida sobre o planejamento financeiro para 2018? Ou que tal compartilhar alguma dica financeira que já o tenha ajudado e pode servir para outras pessoas? Então, aproveite e deixe o seu comentário abaixo!

Receba nossas Novidades