Brascon repercute na mídia por inovação e incentivo à liderança feminina na construção civil da Paraíba
Neste mês de maio, a Construtora Brascon recebeu destaque na imprensa pelo incentivo à liderança feminina no ambiente corporativo na Paraíba. No mundo, apenas 6% das grandes empresas são comandadas por mulheres e a estimativa é de que somente em 2038 a equidade de gênero comece a ser atingida. Este dado é da pesquisa da Deloitte, que mostra, apesar do número desanimador, uma luz no fim do túnel quando o recorte é o Brasil.
A representação das brasileiras como CEOs aumentou de 0,8% para 2,4% em 2023. Neste cenário, a construtora genuinamente paraibana Brascon tem se destacado, sendo liderada por mulheres e tendo no seu quadro efetivo a presença feminina em destaque. Outro estudo mundial, da FIA Business School, aponta que as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil em 2023. Aqui na Paraíba, as empresárias paraibanas Marcella e Carina Ramalho têm a missão de comandar a Brascon.
A construtora tem hoje 60% dos cargos de liderança ocupados por mulheres e mais de 50% das vagas administrativas preenchidas pelo público feminino. “Nosso mercado é muito desafiador, trabalhamos com grandes empreendimentos, então os projetos precisam ser muito bem elaborados para oferecer aos clientes o melhor que podemos dar. Um diferencial que percebemos é que nossa parte feminina cuida muito dos detalhes. Todos os nossos produtos se preocupam com a fachada, o design, a qualidade e o padrão em cada cantinho do empreendimento e já percebemos que isso tem dado certo”, destacou Carina Ramalho, CEO, diretora técnica, administrativa e financeira da empresa.
A marca acompanhou as mudanças de comportamento e de mercado que foram ocorrendo no decorrer dos últimos 40 anos de atuação e em 2018, Marcella e Carina receberam a missão de comandar a Brascon na sucessão do seu pai, o empresário Trajano Ramalho.
“Antes as pessoas se adequavam ao produto ofertado, hoje não. A gente pensa nas pessoas, em como elas vivem e vai adequar o produto à elas. Foi um momento muito decisivo da empresa, essa transição, porque foi de encontro com todas essas mudanças de comportamento que estavam acontecendo no mundo. Não é mais sobre a posse, não é querer ter as coisas, é querer ser e viver experiências de vida”, explica Marcella Ramalho, CEO e diretora comercial, marketing e customer success da Construtora Brascon.
Evento Brascon ELAS, realizado em março de 2024, em homenagem ao Dia da Mulher. Um workshop exclusivo sobre imagem pessoal para as corretoras do Club Brascon.
Brascon Elas – Dentro da proposta de incentivo à participação de mulheres na empresa e no ambiente corporativo, a construtora desenvolveu o ‘Brascon Elas’. Trata-se de um projeto idealizado para promover o reconhecimento e homenagear as mulheres no mercado de construção civil e imobiliário. Há quatro anos a Brascon trabalha nesta iniciativa, realizando diversos eventos e compartilhando conteúdos relevantes.
“Temos muito respeito pelo nosso mercado de trabalho. Não é sobre ver as outras construtoras e profissionais como concorrentes, mas na verdade enxergar uma teia de cooperação capaz de trabalhar de maneira conjunta em prol de uma cidade melhor, com mais investidores e elaborando projetos sustentáveis e arrojados. O Brascon Elas nasceu com esse propósito, de alavancar a sororidade no âmbito da construção civil da Paraíba”, reiterou Marcella.
Compartilhar