Dicas para transformar ambientes com um jardim vertical
O jardim vertical não é novidade, mas ganhou mais versões e destaque com a tendência Urban Jungle. O sucesso dessa forma de cultivar plantas se deve, principalmente, aos moradores de apartamentos, que hoje buscam soluções práticas, fáceis e que ocupem menos espaço nos imóveis. Um jardim vertical é ideal para varandas e pequenos espaços e a melhor parte é que qualquer um pode aderir à essa tendência.
Reunimos algumas dicas essenciais para você transformar aquele cantinho especial do seu apartamento com muito verde:
1- Iluminação
Antes de começar a plantar, avalie o local onde você pretende colocar as plantas. Ele recebe iluminação? Se sim, em quais horários? A luz é direta ou indireta? O local venta muito? A partir das respostas, você deve optar por plantas que possam se desenvolver nesse cenário. Se o local recebe muito sol, por exemplo, escolha cactos e espadas de São Jorge, vegetações que se adaptam bem a essas condições.
2- Formato
Estude o espaço disponível para o seu jardim vertical (tamanho, decoração, acessibilidade, entre outros). Com essas informações em mãos, escolha o tipo ideal: vasos em pequenas prateleiras, pallets, painel com vasos autoirrigáveis ou até vasos parafusados na parede. Na dúvida, escolha aquele que você acha que combina mais com a personalidade do seu lar.
3- As plantas
Se cultivar plantas em um apartamento desde as sementes parece muita aventura para você, compre aquelas que já estão desenvolvidas e necessitam apenas de manutenção. A escolha das espécies é muito particular, mas se você nunca cultivou antes, opte pelas mais fáceis, como jibóia, suculentas, samambaias ou zamioculca. Além disso, você também pode transformar uma parte desse jardim em uma pequena horta de temperos naturais. São duas oportunidades para aproveitar o mesmo espaço!
4- Cuidados
A empolgação com os primeiros passos do jardim vertical é grande, mas atenção aos cuidados com as plantas. Converse com vendedores e outros cultivadores sobre as melhores formas de zelar o seu jardim. Esteja atento ao momento de poda, adubação, regas de acordo com a estação do ano e, quem sabe, até ao momento de fazer novas mudas. Com o tempo, a atividade se tornará mais fácil e quanto mais resistentes forem suas plantas, menos manutenção o jardim vai precisar.
Compartilhar