Recuperação do mercado imobiliário sinaliza bom momento para investir em um imóvel novo
O mercado imobiliário começou a vivenciar novas perspectivas de crescimento no primeiro semestre de 2018, quando cresceu 52% comparado ao mesmo período do ano anterior. Em 2019, este mercado está sendo considerado um dos principais termômetros para medir os avanços da economia brasileira.
Realizar o sonho da casa própria ainda é uma meta de muitos brasileiros, mas, depois de um período de crise no setor, as pessoas passaram a agir de modo mais cauteloso e muitas dúvidas ainda surgem na hora de decidir se comprar um imóvel agora é ou não um bom investimento.
Pensando nisso, separamos alguns dados que esclarecem o cenário atual e apontam a recuperação do mercado, bem como os motivos para investir em imóveis:
1- Taxa Selic em 6,5%
O ano de 2019 trouxe a Selic (taxa básica de juros) com taxa mínima histórica: 6,5%. Essa queda, combinada ao baixo índice de inflação, sinaliza o momento ideal para investir em algo rentável e seguro a longo prazo: juros baixos, valores não inflacionados e alta projeção de crescimento.
É importante lembrar que quanto maior for a Selic, maior será o custo de um financiamento – e consequentemente o acesso ao crédito no mercado diminui. Quando a Selic começou a baixar, em 2016, o mercado imobiliário começou a se reerguer e hoje, com a Selic em 6,5%, vive um período de maior acesso ao crédito de financiamento imobiliário.
2- Mais crédito para financiamento
Em 2017, a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) estimou um montante de R$114 bilhões sobrando para crédito em recursos para financiamento em 2018 e 2019. Agora, os bancos se mostram mais dispostos a aprovar financiamentos, uma vez que existem mais recursos para esse tipo de crédito.
3- Ciclo de baixa e alta para imóveis
Com todas essas mudanças de cenário ocorrendo, o Mercado Imobiliário ganhou novas perspectivas de crescimento. A melhor opção é investir antes que a demanda de compra aumente para aproveitar melhor as ofertas disponíveis. Na prática, seria o ditado: compre na baixa para lucrar na alta.
4- Negociação
Investir em imóveis prontos para morar também é uma das opções mais beneficiadas pelo momento atual do Mercado Imobiliário. É possível encontrar imóveis prontos com condições de negociação diferenciadas. Aqui, é importante levar em conta o histórico da construtora no mercado local para evitar problemas e garantir que o sonho do imóvel novo foi realizado.
Ficou mais claro? Quer mais dicas sobre o mercado imobiliário? Aqui no nosso blog você encontra outros artigos sobre o setor, além de conteúdos exclusivos com dicas de decoração.
Compartilhar